Empreendedorismo, Redes Educativas e utilização das TIC

O projeto Empretic tem como principal objetivo fomentar o espírito empresarial de alunos do ensino secundário, mediante o desenvolvimento de projetos transfronteiriços de inovação educativa, baseados na utilização de novos suportes TIC e centrados em atividades económicas transnacionais.

O ato inaugural deste projeto decorreu nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2017, em Moimenta da Beira, no qual estiveram presentes a Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Delegada Regional de Educação do Centro, o Delegado Regional de Educação do Norte e o Jefe de Servicio de Formación del Profesorado de Castilha e Léon. Também contou com a presença de representantes dos oito agrupamentos de escolas portuguesas e oito escolas de Castilha e Léon de Espanha, que integram o projeto.

No âmbito deste projeto, a Escola Secundária Afonso de Albuquerque participou com sete alunos do 11º E e nove alunos do 11º F de Espanhol (Língua Estrangeira II – Formação Específica) e teve como parceiro o I.E.S. Juana I de CastillaTordesillas.

 

Sob o tema De la Copa ao Queijo”, pretendeu-se dar a conhecer e promover, através das novas tecnologias, a origem e o processo de fabrico de um produto tradicional da região: o queijo de ovelha da Serra da Estrela.

 

 

 

 

 

 

Para concretizar o projeto, realizaram-se encontros transfronteiriços de alunos EMPRETIC, os alunos da escola de Tordesilhas visitaram a Guarda nos dias 8 e 9 de março de 2018 e os alunos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque visitaram Tordesilhas nos dias 10 e 11 de maio de 2018.

https://sites.google.com/view/empreticjuana/p%C3%A1gina-principal

 

O ato de difusão dos resultados do Projeto Empretic decorreu entre os dias 18 e 20 de outubro de 2018, em Zamora, no qual estiveram presentes os professores das oito escolas portuguesas e espanholas responsáveis pelo mesmo, membros da direção das diferentes escolas, assim como, a Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Delegada Regional de Educação do Centro, o Delegado Regional de Educação do Norte e o Jefe de Servicio de Formación del Profesorado de Castilha e Léon.